Comparação entre técnica 3D convencional, field-in-field e compensação eletrônica para planejamento de manto
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2012.v6.n3.p145-148Abstract
O tratamento com radioterapia externa de linfoma de Hodgkin na região acima do diafragma, requer um campo de radiação grande e com proteções de laringe, cabeça de úmero e pulmões. Esse formato do campo e sua grande extensão, que abrange diferentes DAPs, dificulta a entrega de dose homogênea. Técnicas como field-in-field e compensação eletrônica podem ser utilizadas para homogeneizar a dose e compensar a obliquidade do tecido. Três tipos de planejamento foram realizados para um paciente diagnosticado com Linfoma de Hodgkin do tipo esclerose nodular: um plano com dois campos, AP-PA (Plano AP), outro com quatro campos field-in-field (Plano FF), e o terceiro com dois campos e compensação eletrônica (Plano CE). Foram observados melhores gradiente, cobertura do PTV e distribuição de dose para o Plano CE, além da vantagem de este não necessitar da confecção dos blocos de proteção, enquanto os Planos AP e FF apresentam dosimetria mais simples e menos UM. Em relação à uniformidade da entrega da dose, o Plano AP apresentou áreas quentes na região do pescoço, o Plano FF apresentou áreas quentes na região dos ombros, e o Plano CE se mostrou mais uniforme sem áreas quentes. A compensação eletrônica é uma ferramenta útil para campos extensos e modelados como o campo de manto, mas deve-se levar em consideração a alta UM e a dosimetria mais complexa.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
The submission of original articles to the Brazilian Journal of Medical Physics implies the transfer, by the authors, of the rights of print and digital publication. Copyright for published articles remains with the author, with journal rights on first publication. Authors may only use the same results in other publications by clearly indicating this journal as the original publisher. As we are an open access journal, free use of articles in educational, scientific, non-commercial applications is allowed, as long as the source is cited.
The Brazilian Journal of Medical Physics is under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License (CC BY-NC-ND 4.0).