Verificação tridimensional pré-tratamento de radioterapia de intensidade modulada utilizando o software 3DVHTM
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2013.v7.n2.p45-48Resumo
O controle de qualidade (CQ) para IMRT é normalmente avaliado pontual ou bidimensionalmente. Uma das dificuldades desse procedimento é julgar o impacto clínico do resultado do CQ no tratamento. O software 3DVHTM é uma ferramenta que fornece uma distribuição 3D de dose medida, permitindo análises de órgãos de risco e volumes alvo no DVH. O objetivo deste trabalho é validar e implementar clinicamente o software 3DVHTM para tratamentos de IMRT e verificar quais suas vantagens em relação ao CQ 2D. Esse software utiliza dois grupos de dados para gerar a distribuição de dose: um proveniente do Sistema de Planejamento e outro proveniente da irradiação para CQ 2D tradicional, medido com o MapCHECK (Sun Nuclear) (MC). Para a validação do software foi utilizada uma câmara de ionização de volume pequeno para avaliar se a dose apresentada pelo 3DVHTM foi equivalente àquela medida. Para a análise de CQ, foram selecionados dez casos de IMRT planejados no Eclipse 8.6 (Varian), tratados no Instituto Nacional de Câncer (INCA). Para todos os casos, foram criados planos de verificação irradiados no MC e as análises foram feitas através do índice gama. Dos dez casos analisados, cinco DVHs de comparação entre os arquivos planejado e medido apresentaram um desvio menor que 4% da dose prescrita na cobertura de 95% do PTV e do GTV. Os outros casos apresentaram diferenças maiores que 4%, vistas em áreas onde o movimento de lâminas do MLC foi mais complexo, com mais órgãos de risco nas proximidades. O software 3DVHTM adiciona grandes vantagens clínicas ao CQ de IMRT, permitindo uma análise mais refinada dos casos avaliados, quando comparado ao CQ bidimensional convencional.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).