Verificação tridimensional pré-tratamento de radioterapia de intensidade modulada utilizando o software 3DVHTM
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2013.v7.n2.p45-48Abstract
O controle de qualidade (CQ) para IMRT é normalmente avaliado pontual ou bidimensionalmente. Uma das dificuldades desse procedimento é julgar o impacto clínico do resultado do CQ no tratamento. O software 3DVHTM é uma ferramenta que fornece uma distribuição 3D de dose medida, permitindo análises de órgãos de risco e volumes alvo no DVH. O objetivo deste trabalho é validar e implementar clinicamente o software 3DVHTM para tratamentos de IMRT e verificar quais suas vantagens em relação ao CQ 2D. Esse software utiliza dois grupos de dados para gerar a distribuição de dose: um proveniente do Sistema de Planejamento e outro proveniente da irradiação para CQ 2D tradicional, medido com o MapCHECK (Sun Nuclear) (MC). Para a validação do software foi utilizada uma câmara de ionização de volume pequeno para avaliar se a dose apresentada pelo 3DVHTM foi equivalente àquela medida. Para a análise de CQ, foram selecionados dez casos de IMRT planejados no Eclipse 8.6 (Varian), tratados no Instituto Nacional de Câncer (INCA). Para todos os casos, foram criados planos de verificação irradiados no MC e as análises foram feitas através do índice gama. Dos dez casos analisados, cinco DVHs de comparação entre os arquivos planejado e medido apresentaram um desvio menor que 4% da dose prescrita na cobertura de 95% do PTV e do GTV. Os outros casos apresentaram diferenças maiores que 4%, vistas em áreas onde o movimento de lâminas do MLC foi mais complexo, com mais órgãos de risco nas proximidades. O software 3DVHTM adiciona grandes vantagens clínicas ao CQ de IMRT, permitindo uma análise mais refinada dos casos avaliados, quando comparado ao CQ bidimensional convencional.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
The submission of original articles to the Brazilian Journal of Medical Physics implies the transfer, by the authors, of the rights of print and digital publication. Copyright for published articles remains with the author, with journal rights on first publication. Authors may only use the same results in other publications by clearly indicating this journal as the original publisher. As we are an open access journal, free use of articles in educational, scientific, non-commercial applications is allowed, as long as the source is cited.
The Brazilian Journal of Medical Physics is under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License (CC BY-NC-ND 4.0).