Comissionamento de um acelerador linear para realização da radioterapia em arco modulada volumetricamente
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2013.v7.n2.p65-70Abstract
Técnicas Radioterápicas como o VMAT possibilitam atingir distribuições de dose complexas modulando a intensidade do feixe dentro do campo de irradiação a partir da movimentação de colimadores multi-lâminas, variações na taxa de dose, diferentes velocidades de rotação do gantry e ângulo de colimador permitindo uma maior conformação da dose no volume tumoral e uma menor dose nos tecidos sadios. Para garantir a correta entrega da dose, o acelerador linear de partículas deve ser capaz de controlar e realizar a variação de todos estes parâmetros simultaneamente. Neste trabalho foram realizados testes dosimétricos obtidos em literatura que tem por objetivo comissionar, implementar e garantir a qualidade dos tratamentos em VMAT realizados no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP). Através dos resultados obtidos ficou estabelecido um programa de controle de qualidade para o acelerador linear estudado. Foram avaliados: estabilidade e a linearidade de resposta da câmara monitora, acurácia do posicionamento das lâminas, planura e simetria do feixe em situações semelhantes às de irradiações com VMAT. Os resultados obtidos estão de acordo com a literatura. Pode-se concluir que o acelerador estudado é capaz de controlar satisfatoriamente a variação de todos os parâmetros necessários para a realização da técnica VMAT.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
The submission of original articles to the Brazilian Journal of Medical Physics implies the transfer, by the authors, of the rights of print and digital publication. Copyright for published articles remains with the author, with journal rights on first publication. Authors may only use the same results in other publications by clearly indicating this journal as the original publisher. As we are an open access journal, free use of articles in educational, scientific, non-commercial applications is allowed, as long as the source is cited.
The Brazilian Journal of Medical Physics is under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License (CC BY-NC-ND 4.0).