Implementação de um Programa de Controle de Qualidade Remoto para Avaliação de Imagens em Radiografia Convencional e Mamografia

Autores

  • Mariana Pastore Fogagnoli UNIFESP
  • Pedro Paulo Araújo Cavalcante UNIFESP
  • Luís Otávio Nunes da Silva
  • Fabio Leone Gagetti UNIFESP https://orcid.org/0000-0003-1101-7900
  • Pablo Henrique de Oliveira Souza UNIFESP
  • Regina Bitelli Medeiros UNIFESP
  • Marcelo Baptista de Freitas UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.29384/rbfm.2022.v16.19849001696

Palavras-chave:

física médica, controle de qualidade, simulador, qualidade de imagem, radiologia

Resumo

Estudos internacionais têm demonstrado que o acompanhamento regular da qualidade das imagens na radiografia e na mamografia tem impacto positivo nos programas de controle de qualidade (CQ) dessas modalidades de diagnóstico. Por serem realizados com menor periodicidade e poderem ser executados sem a presença de um especialista, estes ensaios exigem o uso de simuladores próprios e metodologias particulares que permitam sua aplicação rotineira na prática clínica. Neste sentido, o presente trabalho avaliou a implementação na prática clínica dos ensaios de controle de qualidade remoto propostos pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA Human Health Series – Nº39). Simuladores recomendados pela publicação da IAEA foram fabricados utilizando materiais disponíveis no mercado nacional (placas de acrílico, cobre e alumínio). Imagens destes simuladores foram adquiridas utilizando sistemas digitais e de radiologia computadorizada, em equipamentos de radiografia convencional e mamografia. Na análise das imagens foi empregado o programa desenvolvido e disponibilizado pela IAEA (ATIA), que quantifica de forma automática métricas avançadas de avaliação de qualidade de imagem, como SNR, SDNR, MTF, NNPS e índice de detectabilidade (d’), além de identificar artefatos na imagem e gerar mapas de variância. Os resultados obtidos indicam que é possível avaliar métricas quantitativas de qualidade de imagem ainda não incorporadas na rotina tradicional de CQ com simuladores de baixo custo e viável a partir do material disponível no mercado nacional. A avaliação periódica destas métricas, com periodicidade semanal ou mensal, deve facilitar a identificação de mudanças de desempenho dos sistemas de imagem, contribuindo para a implementação de práticas corretivas antes mesmo do controle de qualidade anual tradicionalmente exigido pelas normativas da ANVISA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

A mulher e o câncer de mama no Brasil. Rio de Janeiro, Brasil: Instituto Nacional do Câncer, 2022. Acessado em 31/03/2022; disponível em: https://www.inca.gov.br/exposicoes/mulher-e-o-cancer-de-mama-no-brasil.

de Araújo P. N. B., Colenci R., Rodrigues S. A.. Mapeamento dos equipamentos e exames de diagnóstico por imagem no Estado de São Paulo. Tekhne e logos. 2016 Agosto;7(2):121-135.

Agência Internacional de Energia Atômica. IAEA Human Health Series Nº. 39: Implementation of a Remote and Automated Quality Control Programme for Radiography and Mammography Equipment. Viena: 2021.

Remote/Automated quality control in Radiology. Vienna, Austria: International Atomic Energy Agency; 2021. Acessado em: 15/03/2022; disponível em: https://humanhealth.iaea.org/HHW/MedicalPhysics/DiagnosticRadiology/PerformanceTesting/AutomatedQAinRadiology/index.html#content

Mora P., Pfeiffer D., Zang G., et al. The IAEA remote and automated quality control methodology for radiography and mammography. Journal of applied clinical medical physics. 2021 Aug 30;22(11):126-142.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Pastore Fogagnoli, M., Araújo Cavalcante, P. P., Nunes da Silva, L. O., Leone Gagetti, F., de Oliveira Souza, P. H., Bitelli Medeiros, R., & Baptista de Freitas, M. (2022). Implementação de um Programa de Controle de Qualidade Remoto para Avaliação de Imagens em Radiografia Convencional e Mamografia. Revista Brasileira De Física Médica, 16, 696. https://doi.org/10.29384/rbfm.2022.v16.19849001696

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)