Implementação de um Instrumento para Medição da Intensidade de Fótons na Faixa da Mamografia

Mariana Andreazzi, Fabian Castro, Jorge Blanco, Aparecido Augsuto de Carvalho, Marcelo Sanches

Resumo


Um instrumento para medir a intensidade (fluxo de energia) de fótons na faixa da mamografia (22 a 33 kVp) foi implementado. O instrumento consiste em uma câmara piroelétrica, acoplando um sensor piroelétrico de metaniobato de chumbo (PbNb2O6) e o circuito condicionador de sinal. O material utilizado para desenvolver a câmara foi o poliácido lático. O circuito condicionador de sinal é um conversor de corrente em tensão de alta sensibilidade. A intensidade da radiação foi determinada a partir da taxa de exposição utilizando uma câmara de ionização a gás. Uma simulação da emissão do espectro do molibdênio, o elemento comumente utilizado nos alvos de raios-X dos mamógrafos, na faixa de 22 a 33 kVp, usando o sensor piroelétrico foi realizada utilizando o software DTSA-II e comparada a emissão do mesmo espectro utilizando o detector padrão do software, o sensor Si(Li). Os resultados mostram que a resposta do instrumento implementado é linear com a tensão do tubo de raios-X e com a intensidade da radiação e, a emissão do espectro do molibdênio pode ser muito bem representada pelo instrumento piroelétrico.


Palavras-chave


Física Médica; Proteção Radiológica; Dosimetria

Texto completo:

PDF

Referências


Cooper J. A fast-response pyroelectric thermal detector. Joural of Scientific Instruments. 1962; 39(9): 467.

Hossain A, Rashid MH. Pyroelectric detectors and their applications. IEEE Transactions on industry applications. 1991; 27(5): 824-829.

De Carvalho AA, Brassalotti AL, De Paula MH, Alter AJ. Use of lithium niobate detector for measuring X-ray intensity in mammographic range. Electronics Letters. 2004; 40(18): 1097-1098.

Paula MH, De Carvalho AA, Brassalotti AL, Alter AJ, Sakamoto WK, Malmonge JA, et al. Microcontrolled pyro-electric instrument for measuring X-ray intensity in mammography. Medical and Biological Engineering and Computing. 2005; 43(6): 751-755.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 453, de 1 de junho de 1998. Diretrizes de Proteção Radiológica. Médico e Odontológico. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. 1998 jun. 1; p. 98.

Andreazzi A. Implementação de um Instrumento para Medição da Intensidade de Fótons na Faixa da Mamografia [dissertação]. Ilha Solteira: Universidade Estadual Paulista – UNESP; 2018.

Franco S. Design with operational amplifiers and analog integrated circuits. 4.ed. San Francisco, EUA: McGraw-Hill series in electrical and computer engineering; 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.29384/rbfm.2019.v13.n3.p28-32

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Física Médica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Revista Brasileira de Física Médica - RBFM

ISSN: 1984-9001

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia