Avaliação Institucional de Planejamentos de IMRT nos Termos Recomendados pelo ICRU – 83
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2017.v11.n3.p18Palavras-chave:
Física Médica, RadioterapiaResumo
Uma das técnicas 3D–CRT empregadas atualmente para o tratamento radioterápico e que oferece uma maior intensidade de dose na área desejada juntamente com uma maior conformação de dose somente no alvo, é a radioterapia de intensidade modulada (Intensity Modulation Radiation Therapy – IMRT). O The International Commission on Radiation Units and Measurements (ICRU) através do Report 83 descreve recomendações de procedimentos, prescrição, registro e notificações de planejamentos IMRT. O documento recomenda a avaliação e registro do plano através de parâmetros como: dose mínima (D98%, D95%), dose média (D50%), dose máxima (D2%), do índice de homogeneidade (IH) e índice de conformidade (IC), entre outros, dados estes avaliados em detrimento da porcentagem de volume do alvo com a dose recebida. O presente estudo busca analisar retrospectivamente planejamentos realizados na instituição a fim de analisar a necessidade de implementação de novos parâmetros de avaliação de planejamentos e criação de uma ficha de análise de DVH (Dose Volume Histogram) para registro dos mesmos.Downloads
Referências
Mayles, Philip; Nahum, Alan; Rosenwald, Jean-Claude (Ed.). Handbook of radiotherapy physics: theory and practice. CRC Press, 2007.
Khan, Faiz M.; Gerbi, Bruce John. Treatment planning in radiation oncology. WoltersKluwer Health/Lippincott Williams &Wilkins, 2012.
Brady, Luther W.; Heilmann, H. P.; Molls, M. New technologies in radiation oncology. Springer, 2006.
Mundt, Arno J.; Roeske, John C. Intensity modulated radiation therapy: a clinical perspective. PMPH-USA, 2005.
Meyer, John L. et al. IMRT∙ IGRT∙ SBRT. 2006.
Download HTTP://jicru.oxfordjournals.org at Karolinska Instituted on June 22, 2010.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).