Avaliação do Desempenho de Monitores de Alta Resolução em Mamografia Digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29384/rbfm.2022.v16.19849001583

Palavras-chave:

Radiodiagnóstico, Proteção Radiológica, Radiologia, Mamografia.

Resumo

Com os avanços das tecnologias envolvidas no diagnóstico por imagem, a implementação de testes de aceitação e de controle de qualidade tornou-se indispensável. O desempenho dos monitores de laudo e visualização afeta diretamente a qualidade da imagem, influenciando, assim, o laudo médico. Esses monitores devem ser capazes de fornecer informações detalhadas de pequenas diferenças da região anatômica de interesse. Esse estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de monitores específicos para mamografia digital, através dos testes propostos pelo Report n°3 da AAPM (American Association of Physicists in Medicine). Para a produção desse estudo, foram realizados testes em 3 Workstation de laudo com dois conjuntos de monitores, cada um de 5 Mega Pixels, da marca Barco. As avaliações dos monitores foram colocadas em prática utilizando os padrões TG18-QC, TG18-AFC, TG18-UNL10, TG18-UNL80, TG18-GV, TG18-GVN e TG18-LN. Todos os monitores analisados atenderam os critérios de qualidade esperado nos testes qualitativos e quantitativos do TG18. Através de uma visualização segura, os médicos radiologistas podem laudar exames com maior índice de acerto possível sem que haja laudos de falsos positivos ou falsos negativos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizandra Vanessa Siriani, Hospital de Clínicas - UNICAMP.

Formada na UNIFEB-Barretos em Física Médica.

Residente em Radiodiagnóstico no HC- FCM/UNICAMP.

Igor Henrique Camargo Ferreira

Formado em Física Médica pela UNIFEB.

Ex-professor da turma de radiologia da LiceuTec.

Físico Médico em Radiodiagnóstico no Hospital de Amor Amazônia.

Dandara Heitor Freitas de Oliveira

Física médica formada na UNIFEB.

Luana Marra de Oliveira, Grupo MRA Radioproteção

Física Médica formada pela UNIFEB.

Consultora em radioproteção no Grupo MRA Radioproteção.

Bruno Beraldo Oliveira

Físico médico do Departamento de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos - Fundação Pio XII e professor do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB).

Doutor e Mestre no curso de Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais pelo Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN/CNEN).

Graduação no curso superior de Física Médica pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).

Atividades compreendem a área de Radioproteção, Dosimetria e Radiodiagnóstico com ênfase em Mamografia e Tomossíntese.

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Instituto Nacional do Câncer. A Situação do câncer de mama no Brasil: Síntese de dados dos sistemas de informação. Rio de Janeiro: INCA, 2019. https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//a_situacao_ca_mama_brasil_2019.pdf

(acessado em 19/11/2019)

Brasil. Ministério da Saúde. Instituto Nacional do Câncer. Estatística de Câncer. https://www.inca.gov.br/numeros-de-cancer (acessado em 19/04/2020).

OLIVEIRA, B.B; OLIVEIRA M.A; PAIXÃO, L; TEIXEIRA, M.H.A; NOGUEIRA, M.S. Dosimetria e Avaliação da

Qualidade da Imagem em um Sistema de Radiografia Direta. Radiologia Brasileira, v.47, n.6, p.361-367, 2014.

NASCIMENTO, F.B; PITTA, M.G.R; RÊGO, M.J.B.M. Análise dos principais métodos de diagnóstico de câncer de mama como propulsores no processo inovativo. Arquivos de Medicina, v.29, n.6, p.153-159, 2015.

FREITAS, Andréa Gonçalves; KEMP, Cláudio; LOUVEIRA, Maria Helena; FUJIWARA, Sandra Maria; CAMPOS, Leandro Ferracini. Mamografia Digital: Perspectiva Atual e Aplicações Futuras. Radiologia Brasileira, v.39, n.4. p. 287-296, 2006.

CALDAS, F.A.A; ISA, H.L.V.R; TRIPPIA, A.C; BÍSCARO, A.C.F.P.J; SOUZA, E.C.C; TAJARA, L.M. Controle de Qualidade e Artefatos em Mamografia. Radiologia Brasileira, v.38, n.4, p. 295-300, 2005.

RIBEIRO, L.D; FURQUIM, T.A.C. Estudo do Desempenho de Monitores LCD Utilizados em Radiologia Digital. Revista Brasileira de Física Médica, v.4, n.2, p. 27-30, 2010.

PINTO, M; PEDRO, M; SANTOS, ANTONIO; SARAIVA, A. Controle de qualidade de monitores de diagnóstico por imagem e iluminância nos espaços de pós-processamento em serviços de imaginologia. Radiologia Brasileira, v. 45, n. 1, p. 29-34, 2012.

SEFM, SEPR, SERAM. Protocolo Español De Control De Calidad En Radiodiagnóstico. 2011;77–132.

GARCIA, I.F.M. Avaliação do desempenho dos monitores usados para diagnóstico. Dissertação de Mestrado – Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Salvador, 2017.

GOMES, D.S. Estudo do desempenho de sistemas de visualização de imagens mamográficas correlacionadas com qualidade de imagem. Dissertação de Mestrado – Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear. Belo Horizonte, 2014.

AAPM (American Association of Physicists in Medicine) Task group 18. Assessment of Display Performance for Medical Imaging Systems. AAPM online report nº 3. College Park: 2005.

Downloads

Publicado

2022-10-21

Como Citar

Siriani, E. V., Camargo Ferreira, I. H., de Oliveira, D. H. F., Marra de Oliveira, L., & Oliveira, B. B. (2022). Avaliação do Desempenho de Monitores de Alta Resolução em Mamografia Digital. Revista Brasileira De Física Médica, 16, 583. https://doi.org/10.29384/rbfm.2022.v16.19849001583

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.