Validação da dose planar e dose pontual segundo o protocolo TG-119 da AAPM para a técnica VMAT no acelerador linear Halcyon
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2021.v15.19849001621Palavras-chave:
radioterapia, VMAT, protocolos, estudos de validaçãoResumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar a validação da técnica de radioterapia em arco modulada volumetricamente (VMAT) no equipamento Halcyon, da Varian®, utilizando o protocolo TG-119 da American Association of Physicists in Medicine (AAPM). O protocolo TG-119 reúne diversas estruturas alvos para planejamento, bem como os objetivos definidos para otimização.O planejamento inverso foi realizado no software Eclipse, cujos planos foram executados no acelerador linear Halcyon, com uma energia máxima de 6MeV-FFF (Flattening Filter Free) para fótons. Os resultados obtidos mostraram que a média das medidas de dose pontual foi de 0,4% de diferença, e para análise gamma, a concordância foi de 98,72% dos pontos, passando no critério. Os limites de confiança alcançados para região de alta dose, região de baixa dose e análise planar de dose ficaram dentro dos valores estipulados no protocolo AAPM TG-119. Assim, conclui-se que o sistema de planejamento utilizado com a técnica VMAT está adequado para utilização diária no Halcyon, uma vez que os valores encontrados estão dentro dos limites estipulados pelo protocolo TG-119 da AAPM.
Downloads
Referências
2. Otto K. Volumetric modulated arc therapy: IMRT in a single gantry arc. MedPhys. 2008 Jan;35(1):310–7.
3. Zeppelini C, Furnari L. Comissionamento de IMRT – Aplicação do TG-119 da AAPM. Revista Brasileira de Física Médica. 2013; 7(2):57-60.
4. AAPM - American Association of Physicists in Medicine. TG-119 IMRT Comissioning Tests: Instructions for Planning, Measurement, and Analysis. 2009.
5. Mynampati,D.K., Yaparpalvi,R., Hong,L., Kuo,H.C. Mah.D. Application of TG 119 to volumetric arc therapy (VMAT). Journal of Applied Clinical Medical Physics, 2012 13(5).:108-16
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).