Estudo comparativo de planejamento entre IMRT sliding window e RapidArcTM para tumores de cabeça e pescoço
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2012.v6.n3.p137-140Abstract
Este trabalho teve como objetivo avaliar a técnica de RapidArc (RA) no tratamento de tumores de cabeça e pescoço, e comparar os resultados de tratamentos com intensidade modulada de radiação em radioterapia (IMRT) no Instituto Nacional de Câncer (INCA). Carcinomas de cabeça e pescoço têm um histórico natural com relativa expansão para outros sítios, especialmente em estadiamento avançado. Tratamentos mais rápidos, com uma melhor cobertura do Volume de Tratamento Planejado (PTV) e poupando mais órgãos de risco (ORs) se fazem necessários e trazem um impacto clínico melhor. Dez pacientes com câncer de cabeça e pescoço, planejados com IMRT, foram replanejados utilizando a técnica de RA. Alguns índices dosimétricos foram calculados para as duas técnicas, com a intenção de verificar qual delas, ao mesmo tempo, promoveria uma cobertura maior do PTV e preservaria mais tecidos sadios. Em termos de cobertura, os índices encontrados foram semelhantes. Quanto às doses entregues aos ORs, o RA se mostrou mais eficiente. A quantidade de unidades monitor (UM), quantidade de campos e tempos de tratamentos estimados são menores do que na técnica de IMRT. Por fim, concluiu-se que a técnica de RA se mostra bem promissora, diminuindo o tempo de tratamento, reduzindo a dose média e máxima nos ORs e conformando o alvo semelhantemente à técnica de IMRT.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
The submission of original articles to the Brazilian Journal of Medical Physics implies the transfer, by the authors, of the rights of print and digital publication. Copyright for published articles remains with the author, with journal rights on first publication. Authors may only use the same results in other publications by clearly indicating this journal as the original publisher. As we are an open access journal, free use of articles in educational, scientific, non-commercial applications is allowed, as long as the source is cited.
The Brazilian Journal of Medical Physics is under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License (CC BY-NC-ND 4.0).