Análise das variações de posicionamento utilizando imagens volumétricas de Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2013.v7.n3.p163-168Abstract
A Radioterapia é uma das principais modalidades de tratamento de neoplasias malignas, seja associada a outros tratamentos ou de indicação exclusiva. O sucesso na aplicação da radiação depende de vários fatores, entre eles: a escolha da técnica do tratamento, a precisão dosimétrica, e a precisão geométrica. Embora a movimentação dos órgãos internos exerça um papel bastante significativo no cálculo das margens de setup durante o tratamento, a variação mais importante é o erro de posicionamento do paciente. Neste trabalho, foi avaliada a variação no posicionamento de pacientes com câncer de canal anal, próstata, e cabeça e pescoço, tratados no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP). Para as análises, foram utilizadas imagens de Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (CBCT) de 40 pacientes, totalizando 224 imagens. Para cada imagem CBCT, o deslocamento foi calculado através da fusão entre a imagem adquirida antes do tratamento com a imagem de tomografia obtida na simulação. A variação média encontrada foi de 0,24±0,10 cm no sentido látero-lateral, 0,21±0,12 cm no sentido ântero-posterior e 0,30±0,18 cm no sentido crânio-caudal, para os casos de canal anal; 0,20±0,10 cm no sentido látero-lateral, 0,20±0,10 cm no sentido ântero-posterior e 0,23±0,11cm no sentido crânio-caudal, para tratamento de próstata; e 0,11±0,07 cm no sentido látero-lateral, 0,13±0,06 cm no sentido ântero-posterior e 0,15±0,10 cm no sentido crânio-caudal, para o tratamento de cabeça e pescoço. Os resultados encontrados ficaram dentro das margens previstas para os PTVs utilizados na Instituição.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
The submission of original articles to the Brazilian Journal of Medical Physics implies the transfer, by the authors, of the rights of print and digital publication. Copyright for published articles remains with the author, with journal rights on first publication. Authors may only use the same results in other publications by clearly indicating this journal as the original publisher. As we are an open access journal, free use of articles in educational, scientific, non-commercial applications is allowed, as long as the source is cited.
The Brazilian Journal of Medical Physics is under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License (CC BY-NC-ND 4.0).