Implementação piloto de módulos de treinamento do programa EMERALD no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2014.v8.n1.p2-5Abstract
Um programa de cooperação foi estabelecido entre o Instituto de Física da Universidade de São Paulo e King´s College de Londres para realizar a tradução para o idioma Português e a adaptação e atualização do módulo de treinamento X-Ray Diagnostic Radiology do Programa Emerald (www.emerald2.eu/cd/Emerald2/). O material didático do Programa é dividido em dez temas que abrangem os princípios básicos da Radiologia Diagnóstica, Controle de Qualidade e proteção contra radiações. O trabalho, além da tradução dos textos para o Português, compreendeu a análise do material produzido anteriormente. Durante o processo de revisão, foi decidido atualizar algumas das tarefas de treinamento e adicionar mais informações relacionadas a temas atuais, tais como métodos de imagem de raios X digital, tomografia computadorizada multicortes e tomossíntese. Os textos traduzidos ou escritos foram submetidos a um processo de revisão cruzada por parte dos coautores, a fim de padronizar a línguagrm. Além disso, as recomendações nacionais de proteção radiológica foram incluídos para ajudar os usuários do material didático com as normas brasileiras de segurança radiológica e controle de qualidade em aplicações médicas de raios X. Parte do material foi submetido a validação e também a um processo de avaliação prática por meio de uma análise crítica por especialistas em educação em Física Médica durante um workshop realizado em São Paulo em março de 2014. Finalmente, uma implementação piloto foi organizada, a fim de fazer os últimos ajustes antes de tornar o material disponível para outros usuários em Português. Outros procedimentos de avaliação e feedback foram planejadas em Londres e em São Paulo, com o objetivo de avaliar e divulgar o produto final.Downloads
References
Tabakov S. Roberts V.C., et al. Development of educational image databases and e-books for medical physics training, Med. Eng. Phys. 27,591-598, 2005.
Costa, P.R., Tabakov, S., Yoshimura, E.M., Okuno, E., Terini, R.A., Furquim, T.A.. Implementation of Emerald Training Modules in Brazil. Medical Physics International jornal. Vol. 1. No. 2, 2013
Kodlulovich S., Vasconcellos S L. Medical Physics Education and Training in Latin America: Current Status and Challenges. MEDICAL PHYSICS INTERNATIONAL Journal, vol.1, No.1, 2013
International Atomic Energy Agency. – El físico medico: criterios y recomendaciones para su formación academica, entrenamiento clinic y certificación em America Latina. Informe sobre salud humana del OIEA no. 1, 2010
Aitken V.; Tabakov S. Evaluation of the e-Learning material developed by EMERALD and EMIT for diagnostic imaging and radiotherapy, Med. Eng. Phys.27, 633–639, 2005.
Costa P.R., Tabakov S., Yoshimura E.M., Okuno E., Nersissian D. Y., Terini R.A. Pilot implementation of EMERALD training modules in Brazil. MEDICAL PHYSICS INTERNATIONAL Journal, vol.1, No.2, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The submission of original articles to the Brazilian Journal of Medical Physics implies the transfer, by the authors, of the rights of print and digital publication. Copyright for published articles remains with the author, with journal rights on first publication. Authors may only use the same results in other publications by clearly indicating this journal as the original publisher. As we are an open access journal, free use of articles in educational, scientific, non-commercial applications is allowed, as long as the source is cited.
The Brazilian Journal of Medical Physics is under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License (CC BY-NC-ND 4.0).