Implementação piloto de módulos de treinamento do programa EMERALD no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2014.v8.n1.p2-5Resumo
Um programa de cooperação foi estabelecido entre o Instituto de Física da Universidade de São Paulo e King´s College de Londres para realizar a tradução para o idioma Português e a adaptação e atualização do módulo de treinamento X-Ray Diagnostic Radiology do Programa Emerald (www.emerald2.eu/cd/Emerald2/). O material didático do Programa é dividido em dez temas que abrangem os princípios básicos da Radiologia Diagnóstica, Controle de Qualidade e proteção contra radiações. O trabalho, além da tradução dos textos para o Português, compreendeu a análise do material produzido anteriormente. Durante o processo de revisão, foi decidido atualizar algumas das tarefas de treinamento e adicionar mais informações relacionadas a temas atuais, tais como métodos de imagem de raios X digital, tomografia computadorizada multicortes e tomossíntese. Os textos traduzidos ou escritos foram submetidos a um processo de revisão cruzada por parte dos coautores, a fim de padronizar a línguagrm. Além disso, as recomendações nacionais de proteção radiológica foram incluídos para ajudar os usuários do material didático com as normas brasileiras de segurança radiológica e controle de qualidade em aplicações médicas de raios X. Parte do material foi submetido a validação e também a um processo de avaliação prática por meio de uma análise crítica por especialistas em educação em Física Médica durante um workshop realizado em São Paulo em março de 2014. Finalmente, uma implementação piloto foi organizada, a fim de fazer os últimos ajustes antes de tornar o material disponível para outros usuários em Português. Outros procedimentos de avaliação e feedback foram planejadas em Londres e em São Paulo, com o objetivo de avaliar e divulgar o produto final.Downloads
Referências
Tabakov S. Roberts V.C., et al. Development of educational image databases and e-books for medical physics training, Med. Eng. Phys. 27,591-598, 2005.
Costa, P.R., Tabakov, S., Yoshimura, E.M., Okuno, E., Terini, R.A., Furquim, T.A.. Implementation of Emerald Training Modules in Brazil. Medical Physics International jornal. Vol. 1. No. 2, 2013
Kodlulovich S., Vasconcellos S L. Medical Physics Education and Training in Latin America: Current Status and Challenges. MEDICAL PHYSICS INTERNATIONAL Journal, vol.1, No.1, 2013
International Atomic Energy Agency. – El físico medico: criterios y recomendaciones para su formación academica, entrenamiento clinic y certificación em America Latina. Informe sobre salud humana del OIEA no. 1, 2010
Aitken V.; Tabakov S. Evaluation of the e-Learning material developed by EMERALD and EMIT for diagnostic imaging and radiotherapy, Med. Eng. Phys.27, 633–639, 2005.
Costa P.R., Tabakov S., Yoshimura E.M., Okuno E., Nersissian D. Y., Terini R.A. Pilot implementation of EMERALD training modules in Brazil. MEDICAL PHYSICS INTERNATIONAL Journal, vol.1, No.2, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).