Aplicativo DosedPet para uso em Medicina Nuclear: Cálculo do volume de medicamento necessário para paciente de PET/CT.
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2016.v10.n3.p39-43Palavras-chave:
Dose PET/CT, física médica, aplicativoResumo
Nesse trabalho, apresentamos o Aplicativo (APP) DosePet que tem por objetivo o cálculo do volume por meio da atividade das doses administradas a pacientes de PET/CT. O software foi projetado utilizando a ferramenta Web MIT App Inventor2 para plataforma Android. O aplicativo permite avaliar a quantidade de radiação ainda existente nas instalações após as aplicações, aumentando a segurança e diminuindo as exposições, além de possibilitar maior eficiência no aproveitamento do radiofármaco.
Downloads
Referências
José Soares Junior; Roberto Porto Fonseca; Juliano Julio Cerci; Carlos Alberto Buchpiguel; Marcelo Livorsi da Cunha; Marcelo Mamed; Sérgio Altino de Almeida. Lista de recomendações do Exame PET/CT com18F-FDG em Oncologia. Consenso entre a Sociedade Brasileira de Cancerologia e a Sociedade Brasileira de Biologia, Medicina Nuclear e Imagem Molecular. Radiol Bras vol.43 no.4 São Paulo July/Aug. 2010.
Solange Amorim Nogueira; Henrique Manoel Lederman; Jairo Wagne; Lilian Yuri Yamaga; Marcelo Livorsi da Cunha; Marcelo Buarque de Gusmão Funari. Estudo comparativo da qualidade de imagem dos modos de aquisição da PET: validação de um protocolo para reduzir a dose de radiação. Radiol Bras vol.42 no.2 São Paulo Mar./Apr. 2009
Madsen M T et al, AAPM Task Group 108: PET and PET/CT Shielding Requirements. Medical Physics, Vol. 33, N° 1, Janeiro 2006.
Robilotta CC. A tomografia por emissão de pósitrons: uma nova modalidade na medicina nuclear brasileira. Rev Panam Salud Publica. 2006; 20(2/3):134–42
CNEN. Diretrizes Básicas de Proteção Radiológica . CNEN NN-3.01:2011 Setembro/2011.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância Sanitária. Diretrizes de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico. Portaria nº 453, de 1º de junho de 1998.
MIT App Inventor, Explore MIT App Inventor, 2015. Disponível em: <http://appinventor.mit.edu/explore>, acessado em 20 de janeiro de 2016.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).