Implementação de um Instrumento para Medição da Intensidade de Fótons na Faixa da Mamografia
DOI:
https://doi.org/10.29384/rbfm.2019.v13.n3.p28-32Palavras-chave:
Física Médica, Proteção Radiológica, DosimetriaResumo
Um instrumento para medir a intensidade (fluxo de energia) de fótons na faixa da mamografia (22 a 33 kVp) foi implementado. O instrumento consiste em uma câmara piroelétrica, acoplando um sensor piroelétrico de metaniobato de chumbo (PbNb2O6) e o circuito condicionador de sinal. O material utilizado para desenvolver a câmara foi o poliácido lático. O circuito condicionador de sinal é um conversor de corrente em tensão de alta sensibilidade. A intensidade da radiação foi determinada a partir da taxa de exposição utilizando uma câmara de ionização a gás. Uma simulação da emissão do espectro do molibdênio, o elemento comumente utilizado nos alvos de raios-X dos mamógrafos, na faixa de 22 a 33 kVp, usando o sensor piroelétrico foi realizada utilizando o software DTSA-II e comparada a emissão do mesmo espectro utilizando o detector padrão do software, o sensor Si(Li). Os resultados mostram que a resposta do instrumento implementado é linear com a tensão do tubo de raios-X e com a intensidade da radiação e, a emissão do espectro do molibdênio pode ser muito bem representada pelo instrumento piroelétrico.
Downloads
Referências
Cooper J. A fast-response pyroelectric thermal detector. Joural of Scientific Instruments. 1962; 39(9): 467.
Hossain A, Rashid MH. Pyroelectric detectors and their applications. IEEE Transactions on industry applications. 1991; 27(5): 824-829.
De Carvalho AA, Brassalotti AL, De Paula MH, Alter AJ. Use of lithium niobate detector for measuring X-ray intensity in mammographic range. Electronics Letters. 2004; 40(18): 1097-1098.
Paula MH, De Carvalho AA, Brassalotti AL, Alter AJ, Sakamoto WK, Malmonge JA, et al. Microcontrolled pyro-electric instrument for measuring X-ray intensity in mammography. Medical and Biological Engineering and Computing. 2005; 43(6): 751-755.
Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 453, de 1 de junho de 1998. Diretrizes de Proteção Radiológica. Médico e Odontológico. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. 1998 jun. 1; p. 98.
Andreazzi A. Implementação de um Instrumento para Medição da Intensidade de Fótons na Faixa da Mamografia [dissertação]. Ilha Solteira: Universidade Estadual Paulista – UNESP; 2018.
Franco S. Design with operational amplifiers and analog integrated circuits. 4.ed. San Francisco, EUA: McGraw-Hill series in electrical and computer engineering; 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos originais para a Revista Brasileira de Física Médica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
A Revista Brasileira de Física Médica está sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).